Acompanhe abaixo como funciona o processo criativo de desenvolvimento de cores e estampas de nossos designers e fique por dentro do universo Coltex Têxtil.

 

A criatividade é algo que precisa ser instigada a todo momento. Todo processo de desenvolvimento conta com etapas de planejamento, pesquisa, conceituação e execução, para que a criação seja assertiva com as necessidades de mercado e também estejam alinhadas com o perfil da marca e conceito da temporada.

 

Leia abaixo como funciona o processo criativo dos designers e conheça o universo da criação por trás dos tecidos prontos.

 

1. Planejamento

Fonte: Pexels.

 

Todo projeto, para que seja bem executado e esteja alinhado com os objetivos da marca, precisa iniciar no planejamento. Essa etapa pode parecer mais metódica para a realidade dinâmica do design, entretanto é fundamental. Nela, são estabelecidas a quantidade de estampas necessárias para a nova coleção, quantas cores entram e quantas saem da cartela da estação, para qual linha de produtos elas são interessantes, tudo isso alinhado com o histórico e metas de vendas do setor Comercial, além de prazos, fornecedores, amostras, comunicação e lançamento.

 

 

2. Pesquisa

Fonte: Pexels.

 

Definidos os prazos e toda a estrutura da nova coleção, o time de design inicia a pesquisa de tendências, através de ferramentas incríveis como o WGSN, que aponta as cores principais para a nova estação, como os consumidores irão se comportar, quais as estampas que estarão em alta, quais os materiais, tecnologias e abordagens devem ser observadas.

Além disso, são observados grandes players têxteis, artistas e suas criações, referências conceituais no Pinterest, além de pesquisa de campo, caso a coleção seja inspirada em um local específico.

 

 

3. Conceituação

Fonte: Pexels.

 

Referências e inspirações pesquisadas, reunidas e ponderadas, os designers partem para a conceituação. Essa etapa se trata de um momento para definir qual caminho a coleção tomará, visto todas as informações colhidas, gerando um conceito que será a "alma", um tema e qual a linguagem que o time de vendas deverá compreender para passar para seus clientes.

 

O processo criativo dos designers é algo dinâmico e demanda de inspiração e muita pesquisa.

 

 

4. Execução

Fonte: Pexels.

 

A execução, como o próprio nome diz, é a etapa de fazer acontecer. São criadas diversas estampas dentro do tema da coleção e estudadas diversas cores, para que o time possa se reunir e alinhar o que está de acordo ou não.

O time de design cria os vetores e ilustrações, seleciona as cores, posicionamento dos elementos e tamanho do rapport, para mostrar como ele deve ser apresentado na amostra e ao final disso, gera uma seleção de desenvolvimentos que irão se tornar amostras e bandeiras de coleção. As bandeiras e amostras são tecidos que recebem as estampas e cores que estarão na nova coleção, para que o representante e cliente possa ver fisicamente como a estampa se comportará no tecido tecnológico da Coltex, o que torna a experiência de compra ainda mais segura.

 

 

Esse foi o processo criativo apresentado de uma forma simplificada, para que você possa ficar ainda mais por dentro do universo da Coltex Têxtil e compreender como são desenvolvidas as coleções de tecidos diferenciados. 

 

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