A consciência de hoje para um amanhã melhor para todos.

 

Reciclagem, sustentabilidade, economia de água, diminuição dos gases de efeito estufa, são essas e outras palavras-chave que podemos pensar quando o assunto é meio ambiente.  E na indústria têxtil este assunto fica ainda mais limitado, mas não totalmente nulo! Abaixo você verá que existem algumas vertentes e saídas para contornar este assunto de que a área têxtil não faz bem para o ambiente em que vivemos. Para termos uma ideia, a indústria têxtil polui mais do que a indústria da aviação comercial e naval juntas. Se a moda fosse transformada em um país seria a 7a nação mais rica segundo dados da Fundação Ellen MacArthur.

 

Segundo projeções do mercado, a produção mundial de roupas terá dobrado até 2025 e esse volume terá um peso enorme para o meio ambiente, uma vez que 80% dos tecidos que jogamos fora, acabam em aterros sanitários. Está na hora de apostar na reciclagem e sustentabilidade como parte da inovação no ramo têxtil.

Há uma estimativa de que 270.000 toneladas de plástico flutuam na superfície do oceano e, de acordo com um estudo recente de pesquisadores da Universidade de Plymouth‪, ‬uma quantidade espantosa de 700 espécies marinhas diferentes‪ ‬está ameaçada pela sua presença. Mais do que isso, os pesquisadores acreditam que o plástico desempenhe um papel no aumento das taxas de extinção de espécies.

 

Já imaginou uma peça de roupa onde parte de sua composição são garrafas PET recicladas? isso mesmo, um tecido onde parte dele é feita de plástico! Respeitando o meio ambiente, reciclando este material que leva cerca de 400 anos para se decompor. Coltex apresenta o New Age, uma linha de tecidos que alia o desempenho das práticas esportivas com o desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: Primária

 

Mais do que uma linha de tecidos reciclados, New Age é um estilo de consumo consciente, desenvolvido desde seu polímero reciclado, sua cadeia produtiva reduzida e a economia de água. Além disso, nossa linha de produtos sustentáveis possuem uma tag exclusiva para identificação e rastreio da peça contando com um material 100% reciclado e uma tinta atóxica e livre de substâncias nocivas ao ser humano e ao planeta.

 

Fonte: Primária


Além disso, estes tecidos possuem a tecnologia UV Protection - caso você não tenha lido nosso artigo sobre Proteção UV permanente para tecidos esportivos, vale a pena dar uma conferida. 

 

Mas espera ai, não acabou não, a Coltex vem investindo em muitas tecnologias e melhores práticas ao planeta, não conseguiremos falar de todas em um único post, mas vamos elencar todos aqui:

 

Fonte: Primária



Amni® Soul Eco: A única Poliamida Biodegradável do mundo, em apenas 3 anos depois de descartada em aterro sanitário o Amni® Soul Eco é capaz de decompor-se por completo, se quiser conhecer mais sobre ele veja nosso post aqui no blog (clique aqui).

 

Emana®: Uma poliamida inteligente que trabalha com o corpo, contendo minerais bioativos que estimulam a microcirculação sanguínea e transformam o calor do corpo em raios infravermelhos longos e promovem benefícios à pele, como: melhora a elasticidade e suavidade da pele, diminui os sinais da celulite, melhora a fadiga muscular, etc.

 

Amni® e Amni® UV Protection: Marcas registradas Amni® que trazem toda tecnologia da poliamida como Easy-Care, toque gelado, conforto e a suavidade além de contar com a proteção UV contra raios solares.

 

Amni® Virus-Bac OFF: Tecidos desenvolvidos com um agente antiviral permanente que é capaz de inativar vírus e eliminar bactérias presentes na superfície têxtil, se quiser conhecer mais sobre ele veja nosso post aqui no blog (clique aqui).

 

New Age: Poliésters reciclados a partir de garrafas PET. Uma tecnologia capaz de mudar o consumo e estimular práticas mais conscientes.

 

Água de Responsa: Considerada uma tecnologia exclusiva da Coltex Têxtil® é capaz de diminuir mais de 500% do consumo de água no processo produtivo. De 144l para 8l por KG de malha fabricada. Em um período de 1 ano mais de 4.000.000 de litros de água economizados. 

 

Ficou interessado em descobrir mais sobre tecidos com estas tecnologias? Entre em contato com um de nossos representantes (clique aqui), nos siga nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades do mundo Têxtil!