Dicas para desenvolver sua coleção de maneira prática

 

Você já se deparou com uma coleção toda para desenvolver e não sabe por onde começar? Pois é, no post do nosso Blog vamos ajudar você e sua marca com 5 passos para desenvolver sua coleção. 

Na Coltex nós desenvolvemos duas coleções anuais, uma grande coleção de verão e uma menor no inverno com estampas e texturas desenvolvidas por toda nossa equipe de desenvolvimento, com bases em sites de pesquisas de tendências, viagens internacionais e pesquisa de comportamento de consumo.

Além de criar nossa própria coleção, também prestamos assessoria/consultoria aos nossos clientes, auxiliando nas pesquisas, sugestões de tecidos, criação de estampas e texturas, agendamos visitas ou disponibilizamos este serviço virtualmente. Quer agendar uma reunião? fale agora mesmo com nossa equipe.

 

Com base na nossa experiência em desenvolvimento de novas coleções, resolvemos fazer este artigo para facilitar sua vida na hora de criar, com 5 passos para montar a sua coleção. Então lá vai:

 

Determine tudo que você precisa na sua coleção e defina um prazo final. Leve em conta todo o processo criativo, produtivo, de entrega e lançamento. Considere imprevistos!

 

Fonte: Pexels

 

Para organização você pode usar planers e agendas, ou ainda optar por uma plataforma digital como o Trello (nós recomendamos este) com sua equipe completa a par de todos os prazos e tarefas que precisam realizar.

Fonte: Trello

 

Com as datas definidas, use o seu prazo criativo ainda para pesquisa de tendências. Escolha sempre grandes sites de tendências e também de comportamento de consumo, com ele você poderá entender de forma mais clara seu público alvo e o que está acontecendo no mundo da moda. Alguns sites que trabalham com pesquisas de tendências: WGSN, Fashion Snoops, Use Fashion.

 

Tente dinâmicas como brainstorming (clique aqui para saber o que é Brainstorming), uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um grupo definindo objetivos pré-determinados (como decisão de temas, cores, padronagens e bases).

 

Fonte: Pexels

 

Moodboard (clique aqui para saber o que é Moodboard) é uma ótima maneira de organizar todas as ideias adquiridas sobre a coleção, assim fica bem mais fácil definir um briefing (documento guia para execução do projeto) para de fato criar as peças ou solicitar desenvolvimento de estampas.

 

Fonte: Pexels

 

Com os artigos da sua coleção definidos, pense nos possíveis fornecedores. A escolha de um bom fornecedor faz toda a diferença para sua coleção! Aquele que te ajuda a vender mais, aquele que consegue agregar valor em seus produtos.

 

Verifique preço (vale uma dica de ouro: fazer o cálculo por m2 do tecido, em nossa área restrita do site nós temos uma calculadora que faz isto automaticamente), quantidade (mínimos) e o mais importante a qualidade (isso nós garantimos) do produto. Opte sempre por produtos inovadores e tecnológicos (Antivirais, com UV Protection, Emana e tecidos sustentáveis num geral) que agregarão valor às suas peças. 

 

A parte mais divertida!

Com toda a pesquisa e briefing definidos, monte uma apresentação e comece o seu desenvolvimento. 

 

Crie peças e defina os modelagens e costuras. 

Você pode começar a produzir ou terceirizar a produção, mas nessa parte depende de cada marca.

 

Na produção você começa a pensar também em como vai lançar essa coleção. Além da peça você elabora as fotos, making off e vídeos. Faça o treinamento da sua equipe de vendas de forma clara, para que todos estejam aptos a repassar tudo que você criou e todas as tecnologias que seu tecido possui. Caso precise de ajuda com treinamentos, não esqueça da Coltex, estamos sempre disponíveis para fazer parcerias, seja em uma reunião online, convenção de vendas ou treinamento para a equipe de vendas.

Na última parte é quando todo mundo descobre o que você já está há tanto tempo planejando.

Acontece a movimentação nas redes sociais, sites e por vezes na televisão. Não esqueça de marcar a gente nesse lançamento @coltextextil. As vendas começam e é aí que você vê que todo esforço valeu a pena.

Para mais dicas e uma ajudinha na hora de desenvolver sua própria coleção, entre em contato com um de nossos representantes (clique aqui), siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades.