Apesar de tudo que vivemos em 2020, onde todos foram pegos de surpresa pela pandemia, troca de rotina e embora alguns de nós já estejam vacinados, desenvolvemos uma certa incerteza do tempo, a sobrecarga emocional e a ansiedade por dias melhores ainda continuam presentes no nosso dia a dia. O novo normal está na boca do povo e é possível que o consumidor tenha mudado seu ponto de vista diante disso, mudando de perspectiva sobre suas prioridades. A maneira como nos sentimos com nós mesmos começará a interferir em como compramos. 

 

Neste momento os empreendedores precisam ser flexíveis e estarem alinhados com as necessidades que os consumidores estão dando como prioridade, para isso, separamos para você 4 perfis de possíveis consumidores e como eles se sentirão e comportaram: Antecipadores, Novos Românticos, Inconformados e Condutores.



 

Antecipadores

A sensação distorcida de tempo, a fadiga emocional e a incerteza econômica afetaram este grupo. Os Antecipadores desejam estabilidade, segurança e só conseguem lidar com interferências favoráveis.

 

Fonte: Primária.

 

A incerteza financeira assombra os Antecipadores, por este motivo eles tendem a ir com cautela na questão consumista e lidar com os pequenos imprevistos pode ser difícil.

 

Como as empresas se preparam para um grupo que está com pouca atenção, ansiando por certezas e priorizando a segurança financeira?

 

Para os antecipadores, ter os produtos disponíveis em estoque é um forte ponto de fidelidade na hora da compra. Eles pensam bastante antes de fazer uma compra e pra eles receio de talvez não ter o produto desejado em estoque os deixam ansiosos. 

 

 

Novos Românticos

O aumento da carga de trabalho e uma profunda necessidade de se reconectar com suas emoções alimentam os Novos Românticos, um grupo que está redefinindo os coletivos comunitários.

 

Fonte: Primária.

 

Os Novos Românticos vem geralmente da geração millennial, que de uns tempos pra cá tendem cada vez mais a se reconectarem com a família, amigos, com a natureza, com os sentimentos e principalmente com si mesmos. Procuram produtos e serviços leves e tranquilos. É interessante então se concentrar em produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais fortes com seus mundos interno e externo, ligados ao meio ambiente e ecológicos.

 

 

Inconformados

Estimulados pelo sentimento de raiva em 2020 e pela falta de assistência institucional e governamental, este grupo busca usar a tecnologia e sua comunidade para criar um futuro onde tudo é possível.

 

Fonte: Primária.

 

Para os Inconformados, como o próprio nome já diz, há um despertar em massa de que as desigualdades raciais e educacionais estão interligadas e com isso tendem a pensar soluções para uma mudança organizada.

Este grupo procura empresas e serviços e dispões de diversidade em seus produtos, com isso os Inconformados tem grande potencial para impactar direta ou indiretamente nos resultados financeiros de uma empresa, vale pensar em ações inspiradoras, progresso contínuo e mudanças positivas a longo prazo.

 

 

Condutores

Multidimensionais, multitalentosos e adeptos das multitarefas, os Condutores estão aceitando novos desafios e demandando novas experiências.

 

Fonte: Primária.

 

Com o ano de 2020, tivemos que nos adaptar, reinventar nossa rotina e procurar novos hobbies e afazeres. Nossas casas viraram 1001 utilidades, lar, escritório, escola, academia, bar, entre outros. Essas mudanças permitiram que as pessoas sobrevivessem ao último ano que passou. Este grupo é mais flexível e disposto a novas ideias.  Os Condutores são direcionados por sua energia em diversos aspectos, é interessante investir em novas experiências, principalmente virtuais.

 

Um bom catálogo, apresentações virtuais que chamem atenção podem ser uma aposta. 

 

E aí, gostou do conteúdo? fique por dentro de tudo isso e muito mais! nos siga no instagram