Manter-se em movimento promove bem-estar, melhora do condicionamento físico e da saúde. Porém, quando os problemas circulatórios surgem, gerando desconforto na rotina, como é possível amenizar o quadro e revigorar vitalidade e a performance esportiva?

 

Primeiramente, é importante destacar que hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos, desde o mais simples ao com maior intensidade, são pontos importantes para melhorar a circulação sanguínea.

 

Acompanhe a seguir algumas dicas de como melhorar a circulação do sangue e ter mais disposição no seu dia a dia e no desempenho do seu esporte favorito:

 

1- Faça atividades físicas

 

Sim, a orientação pode parecer recorrente, porém, praticar exercícios auxilia na força com que o sangue faz o seu trajeto (do coração para as extremidades). E são as extremidades e em sua maioria os pés e pernas, que mais sofrem com a baixa circulação. 

 

Isso ocorre por conta da dificuldade que as veias venosas, aquelas responsáveis pelo trajeto de retorno do sangue para o coração, terem força o suficiente, combinada com a gravidade, para fazer este trabalho.

 

Fonte: Pexels.

 

Caminhadas mais aceleradas, corridas e esportes em quadra que exijam mais da movimentação inferior são ótimos para expandir as veias e aumentar o fluxo sanguíneo. 

 

Para quem possui problemas oriundos da dificuldade com a circulação, como varizes, a  SBACV - Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular recomenda o hábito de realizar caminhadas e exercícios físicos com supervisão médica.

 

2- Utilize roupas confortáveis

 

Seja no dia a dia ou durante a prática de algum esporte, invista em peças com tecidos confortáveis. Para o cotidiano, evite peças extremamente apertadas, como calças jeans e outros itens que de alguma forma dificultam a passagem do sangue pelas pernas e braços.

 

Durante os exercícios invista na utilização de vestuário com tecidos especiais,como os artigos da Coltex com a tecnologia Emana®, como o Emana® Shape Plus, Emana® Care ou Matrix Emana®. 

 

Fonte: Pexels.

 

Emana® se destaca por ser uma inovação tecnológica que possibilita a criação de vestuários bioativos. Este fio inteligente de poliamida possui minerais bioativos incorporados em seu DNA e quando em contato com a pele, absorve o calor do corpo e devolve em benefícios, como termorregulação e melhora da microcirculação sanguínea.

 

Temos um conteúdo exclusivo sobre Emana® aqui no blog da Coltex, para ler clique aqui.

 

3- Invista em compressão

 

Se você tem como interesse alta performance e está em contato direto com esportes de alto impacto ou que exijam mais do corpo, o vestuário com compressão pode ser uma alternativa.

 

Fonte: Pexels.

 

Este tipo de roupa auxilia no estímulo da circulação, aumentando o desempenho durante as práticas. Além disso, as roupas com compressão também atuam no pós-treino, pois suas características ajudam na recuperação muscular e diminuição da fadiga.

 

Conheça os tecidos com compressão da Coltex clicando aqui.



4- Mantenha a alimentação saudável

 

Hábitos alimentares são muito importantes de um modo geral, pois estão relacionados ao bom funcionamento do organismo e na prevenção de diversas disfunções. 

 

Fonte: Pexels.

 

  • Alimentos ricos em vitamina C auxiliam no relaxamento e fortalecimentos dos vasos sanguíneos, por conta de suas propriedades antioxidantes;
  • Alimentos ricos em Alicina, como alho e cebola, auxiliam na prevenção da obstrução dos vasos sanguíneos, pela manutenção dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Alimentos que contém Ômega-3 promovem a vasodilatação, como peixes e algumas sementes, facilitando a circulação;

 

Por fim, e talvez a dica mais importante, é fundamental acompanhar sua nutrição com um profissional habilitado, para a avaliação exclusiva do seu organismo e necessidades. Além disso, é essencial que seu médico avalie se a tecnologia de compressão se aplica à sua saúde;

 

Agora que você já está por dentro de como  pequenas ações podem favorecer a circulação sanguínea, que tal compartilhar esse conteúdo?

 

Para falar com o representante mais próximo de você, clique aqui e conheça os lançamentos e tecidos tecnológicos da Coltex.